Florença II

O duque Cósimo I de Médici encomendou ao famoso arquitecto Vasari, em 1560, uma edificação para reunir em um só local os treze principais magistrados (chamados ‘’uffizi’’), transformando o velho Palácio ‘’della Signoria’’ numa nova sede do governo.

Francesco de Médici, que sucedeu Cósimo a partir de 1574, decide utilizar a galeria do ultimo andar para reunir a sua colecção de pinturas, estátuas, objectos de arte antigos e modernos, armaduras, miniaturas, medalhas, para deleite de sua família e da nobreza local.

Este palácio chega aos nossos dias como um dos mais conceituados museus de arte do mundo, onde podemos admirar esculturas e pinturas dos mais famosos: Michelangelo, Leonardo da Vinci, Botticelli, Tiziano, Caravaggio entre outros.





Durante essa visita, tive a oportunidade de ver de perto um quadro de Michelangelo que é muito especial para mim. Chama-se "A sagrada Família" e nela aparecem A Virgem, S. José e o Menino. Posso dizer que houve uma altura em que o conhecia ao pormenor já que fiz um Puzzle com essa imagem e por isso passava dias a fio a olhar para essa imagem. Aqui está ele.








E agora aqui está ele: o original!! Não se podia fotografar dentro do Museu mas esta tinha que ser. Fecha-se o ciclo.

Sem comentários:

Enviar um comentário