Ídolos de Pedra

O Património histórico da cidade de Florença é de tal forma rico e vasto que até a nós Portugueses nos esmaga. Seria quase impossível retratar aqui essa riqueza. As estátuas são imensas e de uma força espantosa. Mostro-vos dois exemplos que me impressionaram particularmente.

A estátua de David.


Michelangelo levou três anos para concluir a escultura concluindo-a em 1504. Antes de Michelangelo receber a incumbência desta obra, o bloco de mármore de carrara que ele usou ficou exposto e abandonado ao tempo durante 25 anos no pátio da catedral de Santa Maria Del Fiori. Outros escultores já haviam recebido a incumbência da obra mas foi Michelangelo que por fim aceitou o desafio.

Ele foi um inovador ao realizar esta obra, pois optou por retratar David no momento imediatamente antes da sua luta com Golias ao contrário do que outros escultores tinham feito. Talvez por isso o relevo evidente que Michelangelo dá à sua cabeça e à sua mão, representando a Força e a Inteligência de que se valeu para levar de vencida o gigante.

A estátua encontra-se actualmente na Galeria da Academia e não dá para fotografar no seu interior (esta aqui ao lado não é minha).





Na Piazza Della Signoria e mesmo em frente ao Palazzo Vecchio encontrei duas estátuas fantásticas. Uma réplica da Estátua de David e outra do escultor Bandinelli representando o confronto entre Hércules e Cacus durante os seus 1o trabalhos. Estas duas estátuas estando lado a lado complementam-se nos seus significados. David, um símbolo de força espiritual e Hércules, um símbolo da força fisíca.

Pormenores da cabeça e da mão direita de David





Hércules e Cacus.













Sem comentários:

Enviar um comentário