Um dia diferente no trabalho...

Não é todos os dias que vemos uma Máquina digna dos melhores episódios do "Extreme Machines". Neste caso trata-se de uma Grua de Rastos LIEBHERR 750. Pois é, o 750 quer mesmo dizer que este bicharoco pode atingir perto de 750 ton de peso bruto, depende do equipamento e da forma como estiver montada. Neste caso fizémos umas contas e estava perto da 630 ton. Nada mau.

Só para trazer uma Máquina destas para a Obra, já é uma aventura. Foram precisos 14 semi-reboques e bem carregadinhos, basta fazer a conta (...)

E para que foi necessária? Passo a explicar: Para demolir uma passagem como essas que vemos por ai e que permitem desnivelar um cruzamento e ao mesmo tempo manter o trânsito a passar, só há uma maneira, fazê-lo numa noite! É isso mesmo, numa só noite!

E como? Simplificadamente, basta cortar o tabuleiro aos bocados e retirá-los um de cada vez. Neste caso, cortámos o tabuleiro em 4 peças, cada uma com um peso estimado de 133 ton. De seguida basta arranjar uma forma de retirar essas peças e colocá-las no chão, aonde podem ser demolidas. É ai que entra a 750.

O que sobra e uma vez que já não interfere com o trânsito, pode ser demolido de modo mais tradicional, ou seja, com martelos pneumáticos.


Estabilizada para a elevação da primeira peça.



Momento da elevação da primeira peça.



Pousar sobre o solo.



Segunda peça. Estabilizar...



Elevar...



Pousar.


Igual para a terceira e quarta peça. Este processo demorou ao todo 5 horas.


Pormenores.












Outra forma de colorir o momento.







Por fim e para poderem ver o que estava antes e ficou depois.







"Portuguese Engineering at it's best"

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