CCB

Neste fim-de-semana fui ao CCB. Gosto de lá ir sem saber o que vou encontrar. Desde há uns tempos para cá, descobri mais um novo prazer. Fotografar enquanto passeio pelas exposições. Este prazer levanta no entanto uma questão. Será correcto fotografar uma Obra de Arte e publicar a foto no Blog?

À primeira vista pareceu-me que estaria a roubar algo que só ao autor pertencia. A Obra de Arte não começa e termina no objecto em si. Vive num espaço. Vive num ambiente. Elas estão expostas da forma que o autor destinou e desejou. Foi ele que criou esse ambiente e fotografar a Obra só por si, mesmo que transmitindo uma ideia do ambiente que a envolve, não faz justiça a estar lá. Vê-la pelos nossos próprios olhos.

Por outro lado, penso que posso estar a ajudar a levar uma parte da mensagem ou sensação que essa Obra de Arte tenta transmitir. Afinal de contas eu não estou a fazer mais do que permitir a outras pessoas ver aquilo que vi. É verdade que será segundo o meu ponto de vista, mas mesmo assim será melhor esse ponto de vista do que nenhum (...)



Só um pormenor: Estas peças pretendem simbolizar uns brincos e estão integrados numa exposição dedicada à Amália, têm quase 3m de altura e são feitos de talheres de plástico!









Sem comentários:

Enviar um comentário