Costa Rica


Falar do que vi e senti será sempre difícil. Foram dias maravilhosos e não chegaram para tudo. Definitivamente para voltar...


Praia de Tamarindo. Passeios pela praia à primeira hora do dia.




Vulcão Poaz. A Costa Rica tem mais de 100 vulcões, 5 deles ainda estão activos e este é um deles.



Mariposário nas Cataratas de La Paz. Ao visitar o berçário, podemos assistir ás várias fases do nascimento de uma borboleta. Enquanto lá estava, uma soltou-se mesmo à minha frente e voou para fora.





A diversidade animal e vegetal deste país é simplesmente esmagadora.

"Costa Rica is an amazing country with beautiful places and sceneries to see, great variety of natural and wild life. Must go there again. Definitely."


O que faltava...

Estava sentado numa esplanada e tinha este enquadramento de frente. Já tinha reparado que era um bom enquadramento mas achei que lhe faltava algo e não fiz a foto. Quando reparei em duas meninas a correr na minha direcção, achei que talvez fosse isso que faltava...
"What was missing"

Fim de tarde





Fim de tarde na Costa.

Matilde

A Matilde também vai ter as "fotos do ano" Esta é a de 2008. Já agora reparem na foto da Madalena de 2001.






Para 2009, por agora existem duas candidatas.



Madalena

Todos os anos selecciono uma foto da Madalena que depois penduro na parede onde estão todas as "fotos do Ano". Até agora, estas foram as seleccionadas.

















































Para este ano e até agora, esta é a canditada.


Sul

Passeio para o Sul em busca do Sol e do calor. Tempo para descansar sentindo os pés na areia, passear, saborear as melhores iguarias, desfrutar das minhas 3 meninas e agradecer a sorte que tenho por poder estar com elas a meu lado.


"Going south."

Praia da Rocha Baixinha. Porches. Algarve








Sevilha


Minas de Rio Tinto
Fabuloso cenário da mina a céu aberto na qual eram explorados diversos metais como o cobre. Ingleses iniciaram a sua exploração em 1873 tendo rapidamente se tornado numa das maiores do mundo. Em meados do século passado, terminou a sua laboração, devido a questões relacionadas com as condições de trabalho da população local. Estive a trabalhar muito perto da mina no verão de 2007, reparando uma estrada que ligava Castillo de la Guardia a Rio Tinto. "Uff, que calor hacia..."

"Fantastic scenery in a old copper mine in Rio Tinto, in southern Spain, near Seville"

Tùnel de Benfica


Todos temos momentos melhores e piores na nossa vida profissional. Eu posso dizer que neste momento vivo um desafio profissional imenso e muito intenso e que nunca vou esquecer. Sou Engenheiro Civil e especializei-me na área da Obra Pública no ramo das Vias de Comunicação.
Esta foto mostra uma fase da escavação em método-invertido daquele que será o futuro Túnel de Benfica no sub-lanço da CRIL entre a Buraca e a Pontinha.


"We all have up’s and down’s on our professional life. For the moment, I’m living an immense and fantastic challenge. I’m an Engineer and I build roads. This photo shows an particular and complex section of a very important road to better the traffic in Portugal’s capital, Lisbon."

O molhe do porto de pesca da Ericeira












Vistas do molhe do Porto de Pesca da Ericeira, quando ainda estava intacto. A força do Mar e alguns erros de projecto, deitaram-no por terra. Hoje restam escombros submersos e uma baía vazia de pescadores e agitação, que deprimem quem ali fez a sua infância nas férias de verão e viveu momentos inesquecíveis.

Série fotos PB antigas I

"Fishing Port in Ericeira (38° 96’N; 9° 41’W)
This are some old photos from a fishing port on a very old and famous picturesque village by the sea in Portugal, called Ericeira. I’ve spend there all off my summer vacations when I was a young boy with nothing to worry about. Going there brings me very good memories. I’ll try to bring here some photos to show you how beautiful it is. "

Ao entardecer








"As the sun goes down..."

Tempestade








Fiz estas fotos quando começava a aprender as primeiras coisas sobre Fotografia. Surgiu uma tempestade muito forte e não hesitei. Vivia num prédio de 7 andares e por isso tinha uma vista previligiada e desimpedida. Fui para o terraço, montei um tripé manhoso que tinha na altura, a máquina era uma velhinha Mamya 500 do meu Pai com uma lente 50mm de 1:1,4, o disparador de cabo, o filme infelizmente não era o mais indicado e a exposição ficou um pouco exagerada, mas valeu a pena. Ah...já me esquecia...o chapéu de chuva também foi mas de pouco serviu....que molha!


"Storm.
I’ve made this photos long time ago, as I was starting to learn some about Photography. A storm came by near my house, so I climb to the top off the building where I lived, and toke this photos. It was raining and I was wet to the bone."

Homenagem ao meu Pai



Com esta foto, pretendo fazer uma homenagem ao meu Pai.

Este é o meu pai e o pequenino sou eu. É uma foto feita em Angola em 1971 e numa altura em morávamos no Calonda. O meu Pai nasceu na Beira Alta, numa família pobre e numerosa, mas onde se honrava o trabalho. Cedo aprendeu a viver com dificuldades e a ser autonómo. Calculo que muito cedo, deva ter sentido o desejo de alargar os seus horizontes e por isso partiu para a Angola ainda adolescente.

Acredito que hoje e neste País à deriva, existam já poucos homens com o espírito do meu Pai.

Em Angola foi sempre querido por todos aqueles que com ele privavam, viveu grandes aventuras e enfrentou muitos desafios. Era uma Homem de muita coragem. Julgo que foi em Angola e durante todo esse tempo em que lá viveu, que foi mais feliz, apesar de ter sido lá que também sentiu as maiores dores da sua vida.

Sei que é um lugar-comum dizer isto, mas é a mais pura das verdades: Sinto muitas saudades dele e faz-me muita falta.

Um Beijo, meu Pai.

"Tribute to my Father.
This photo was taken in 1971 in Angola. I’m the small kid and I should be around 3 years old. Very soon in his life, my Father felt the need to broaden his horizons. So he left his hometown in Portugal and went to Africa. In Angola he started a new life, meet my Mother, married, worked, made friends that admired him and had amazing adventures. He was a very brave a courageous man. Now, that he is gone, I miss him very much.”

Nocturna de Lisboa


Fui ver fotos antigas e descobri esta. Na realidade, são duas sobrepostas com a ajuda do STICH.


"Lisbon night view"

Cristo-Rei



A visita ao Cristo-Rei tinha muito de simbólico, uma vez que a última vez que ali tinha estado, tinha sido com o meu avô, já lá vão alguns anos. Agora era a vez de levar as minhas filhas, com especial relevo para a Madalena que já tem 7 anos. Na minha opinião, o monumento em si mesmo precisa de algumas reformas, não se ajustando aos níveis e exigências actuais de segurança e conforto, mas tudo isso passa para segundo plano, quando finalmente olhamos a vista. É realmente magnifica. Apesar de isso e das muitas fotos que fiz, foi o próprio Cristo-Rei que mais me impressionou. Aconselho a visita.






"Photo of a famous monument in Lisbon called “Cristo-Rei”. Overlooks the city from the other margin of River Tejo”

Espelho de Água



Não corria uma brisa sequer e o Rio Tejo parecia um espelho, permitindo captar o reflexo da Ponte Vasco da Gama.

"Vasco da Gama Bridge. Lisbon"